O Parque Xcaret é um parque eco-arqueológico localizado na região da Riviera Maya. O Xcaret é um dos 5 parques do grupo, onde cada um ressalta uma beleza diferente da fauna e da flora mexicana. Foi o primeiro a ser inaugurado e é o maior parque do grupo, com atrações voltadas para todas as idades. Se alguém me perguntasse, qual parque seria imperdível na sua viagem para Cancún, eu diria de olhos fechados o Parque Xcaret.
Eu fechei esse passeio diretamente com a agência Tio Nenê Tours, que fez um preço bom já com o transporte incluído. Eu estava hospedada na Zona Hoteleira em Cancún e como o parque fica bem distante (60 km do Aeroporto de Cancún), fechar um transporte para mim fez toda a diferença.
»COMO CHEGAR NO PARQUE XCARET
Você pode ir de ônibus, de carro, táxi ou contratar o serviço de transporte que é feito pelo próprio Grupo Xcaret. O ônibus do grupo te pega no hotel e ele em si já é um atrativo, super colorido e todo temático. Eu fechei meu passeio já com o transporte e achei que valeu muito a pena.
Cada ônibus tem seu guia, que vai te acompanhando durante todo o trajeto até o parque. No caminho o guia vai esclarecendo dúvidas sobre o parque, informa os horários de retorno do passeio, apresenta as atividades extras e explica como funciona tudo de uma forma geral. De cara, já adorei a forma do guia em receber os visitantes, sempre falando em 2 línguas (espanhol e inglês) e com muita simpatia.
Chegando no parque o ônibus fica estacionado bem próximo da entrada principal, cada um em uma plataforma numerada e é nesse mesmo local, que ao final do dia você deve se dirigir para poder retornar ao hotel. O mesmo ponto de entrada é o mesmo da saída durante o fechamento do parque A pulseira que dá entrada para o parque já é colocada no momento de entrada no ônibus do grupo Xcaret, o que agiliza o acesso ao parque. Todas as informações encontram-se no código de cada pulseira como: atividades extras contratadas, pacotes de fotos e se há alimentação incluída.
»O PACOTE XCARET PLUS
A minha sugestão é fechar o Pacote Xcaret Plus, que dá direito aos armários exclusivos e a um almoço com bebida não-alcoólica liberada em qualquer um dos restaurantes do parque.
Outra sugestão é fechar as atividades extras na chegada do parque, pois dependendo do clima e da maré algumas das atividades ficam indisponíveis. Também há possibilidade de no dia a atividade extra estar em oferta. As atividades extras são: passeio barco rápido (adrenalina), nado com os golfinhos, Sea Trek, mergulho com os tubarões, encontro com as arraias, spa e outros.
É importante dizer, que no pacote xcaret plus, você só pode escolher 1 dos restaurantes para seu almoço e ele inclui buffet livre, sobremesas e bebidas não-alcoólica à vontade.
»O QUE LEVAR PARA O PARQUE
O parque Xcaret é enorme e tem mais de 40 atrações, então para conhecer bem, você precisa organizar e priorizar a sua visita. Para que você aproveite bem seu dia no parque, é bom que você leve uma roupa para trocar no final do dia, repelente, protetor solar biodegradável, chapéu, óculos, chinelos, roupa de banho e toalha. Sugiro colocar uma parte das suas coisas no armário e seguir conhecendo o parque apenas com a roupa de banho, chinelos, óculos e a câmera à prova dágua.
»COMO CONHECER O PARQUE XCARET
O parque funciona das 08:30 até às 22:30 e para que você aproveite bem o ideal é chegar cedo. Conheci todo o parque, pelo menos tudo que achei importante, e vou compartilhar como foi o meu roteiro. A primeira coisa que fiz, foi procurar o setor do Xcaret Plus e pegar a minha chave do armário. Coloquei a minha roupa seca, minha máquina Nikon e fiquei apenas com a roupa de banho, os óculos, chinelos e minha gopro. Passei o protetor solar biodegradável ainda na área dos armários e deixei ele guardado, como o parque tem muita árvore o sol não castiga tanto.
1- RIO SUBTERRÂNEO – MANATÍ
A primeira atração que fui conhecer foi o rio subterrâneo. São 3 rios na verdade (Azul, Maya e Manatí) com trajetos diferentes e seguindo a dica da agência Tio Nenê escolhi o Rio Manatí por ser maior e mais interessante. Antes de entrar no rio, suas coisas podem ser deixadas em uma bolsa na entrada do rio, onde os funcionários colocam os pertences e te entregam ao final do passeio. Nessa atração você precisa de nadadeiras e colete, que são fornecidas gratuitamente para quem contratou o Xcaret Plus.
O nado pelo rio é bem interessante, a água é bem gelada, mas nada insuportável. A gente passa por túneis bem escuros, por teatros e vai nadando e conhecendo cada pedacinho do parque. Caso você desista no meio do trajeto, existem diversas saídas alternativas. Para quem tem medo de escuro ou lugares fechados, não recomendo fazer.
Fiz todo o trajeto e em vários pontos há câmeras fotográficas do próprio parque, com a sua pulseira você pode escanear e tirar várias fotos. No final do dia, você pode comprar o pacote de fotos em alguns dos totens espalhados pelo parque.
O trajeto do rio Manatí é bem longo (600 metros de extensão), por isso te aconselho a conhecer apenas 1 dos 3 rios. Você acaba gastando muito tempo do seu passeio e pode deixar de conhecer as outras partes do parque. Ao final do trajeto do rio, saímos do outro lado do parque na região próxima da praia. Pegamos as coisas que deixamos na bolsa e seguimos para conhecer outra região.

Cor linda do rio

Rio Manati
DICA IMPORTANTE!
O parque tem diversas rotas: Ruta del Río (linha preta), Ruta Delfines (linha vermelha), Ruta Playa (linha verde), Ruta Acuario (linha azul), Ruta Pueblo Maya (linha branca) e a Ruta México Espetacular (linha marrrom). Cada linha leva para um grupo de atrações do parque e todo o trajeto é demarcado no chão, então se você escolher uma rota é só seguir a linha da cor correspondente, que você conhecerá todas as atrações.
2 – PISCINAS NATURAIS
Depois de sair do rio (linha preta), fui acompanhando a linha vermelha, que leva até os atrativos próximos da praia. Nessa região você pode fazer a atividade extra de nado com os golfinhos e um passeio de barco radical em uma lancha de alta potência. Também nessa região tem as piscinas naturais, que são piscinas que recebem água do mar e você pode descer e aproveitar.

Piscinas Naturais
3- PRAIA
Como não tinha o interesse em fazer as atividades extras, segui para a linha verde. Passei pela praia, que é bem bonita e tranquila. A praia é particular do parque e tem serviço de bar pra você ficar curtindo com a família. Alí do lado da praia tem um restaurante de frutos do mar, que pode ser uma das opções para você almoçar no parque.
4 – CALETA
Na linha verde você pode ver peixes-boi, arraias e fazer o snorkeling. O snorkeling é feito na caleta, que tem uma ligação entre os rios subterrâneos e o mar. Como adoro fazer snorkeling, gastei uns bons minutos na caleta.
Todo o equipamento está incluso e você ganha o snorkel, isso mesmo, para cada pessoa tem um snorkel novo e que ao final fica de brinde para o visitante.
Na caleta tem muitos peixinhos, alguns bem coloridos, corais e por sorte puder ver uma arraia. A água é bem limpa, mas as correntes que vem dos rios subterrâneos, acabam deixando a água um pouco turva para ver.
Além do snorkeling, você pode fazer o Sea Trek, que é uma atividade extra de mergulho, onde você caminha pelo fundo da caleta com uma máscara abastecida de oxigênio.

A caleta

Snorkeling
5- AQUÁRIOS
Depois do snorkeling na caleta, segui a rota Acuario (linha Azul) e me encantei com as tartarugas-marinhas, de várias espécies e de vários tamanhos. Tanques com arraias, estrelas-do-mar, crocodilos, tubarões e vários aquários com recifes de corais também fazem parte dessa rota. Os aquários tinham centenas de espécies de peixes, uns bem raros, águas-vivas de vários tamanhos, tudo muito lindo e bem cuidado. Eu amo tudo do mar e achei maravilhosa essa rota azul.
6 – ALMOÇO NO LA LAGUNA
Depois de passear bastante fui almoçar no Restaurante La Laguna, que serve comida internacional e foi uma ótima escolha. A comida estava maravilhosa e com um buffet bem variado. Massas, lanches, aves, saladas, frutos do mar, sobremesas, enfim um pouco de tudo.
Para ficar mais especial o almoço, ao lado do restaurante tinha uma ilha com onças pintadas, então enquanto a gente almoçava e ficava vendo elas passeando. Super recomendo a você escolher esse restaurante, tanto pela comida como pela localização, pois ele fica próximo a região do Xcaret Plus. Ou seja, logo depois do almoço você pode ir nos armários, tomar um banho e trocar de roupa e continuar o passeio sequinho.

A nossa companhia no restaurante la laguna
7- PASSEIO DE BALSA PELO RIO PARAÍSO
Alí bem perto dos armários, aproveitamos para conhecer mais a região e fomos seguindo as trilhas, caminhando na mata exuberante, até chegar no orquidário.
Depois seguimos rumo a um passeio de balsa pelo Rio Paraíso. O barco desliza pelas águas do rio subterrâneo. Passamos por várias araras-vermelhas, vimos caranguejos, túneis e cachoeira. Esse passeio de balsa é uma opção para quem quer conhecer o rio subterrâneo, mas que não sabe nadar ou está com idosos ou com crianças pequenas. Super recomendo!

Passeio pelo Rio Paraíso
6- ROTA PUEBLO MAYA
A próxima rota a ser visitada foi a Rota Pueblo Maya (linha branca), onde tinha réplica das vilas e costumes mexicanos, cavernas, capela e até um cemitério. Muito interessante “mergulhar na cultura mexicana”! Seguimos o passeio até o aviário com centenas de espécies de aves tudo num lugar lindo e bem verde. A gente caminha por dentro do aviário e todas as aves ficam soltas. Em seguida conhecemos o borboletário, que tinha várias borboletas voando. Bem bonitinho de visitar também.

Aviário

Capela do Cemitério
7 – ROTA MÉXICO ESPETACULAR
Por último fomos conhecer a Rota México Espetacular (linha marrom) e pudemos ver os Mariachis tocando, ouvimos música regional e várias apresentações culturais. Lá também tinha uma linda Igreja em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira católica do país.
Deixamos essa rota por último propositalmente, pois ela que leva ao anfiteatro onde acontece o show noturno. Fomos caminhando com todas as nossas coisas, até o fim da linha marrom, mas antes de assistirmos o show aproveitamos para fazer umas comprinhas em uma das diversas lojinhas do parque.
Ao final da tarde a dica é ir conhecer a Torre Panorâmica. A torre é o ponto mais alto do parque e tem uma vista belíssima em 360 graus para toda região da Riviera Maya. Lá de cima você tem uma noção da grandiosidade do parque e o quanto ele é verde.

Vista da Torre Panorâmica

a caleta vista de cima
8 – SHOW MÉXICO ESPETACULAR
Depois do passeio na Torre Panorâmica, seguimos para o Anfiteatro. Pegamos um lugar bem legal para assistir e ficamos aguardando o show.
O show México Espetacular é o show mais assistido do México e conta com uma super produção. São cerca de 300 componentes, que cantam, dançam e nos dão uma aula de cultura mexicana. O show representa toda a história do México, desde os maias até os tempos atuais. Mostrando os jogos tradicionais, as danças típicas, toda a religiosidade do país, as suas músicas tradicionais, enfim um show lindo de ver. Realmente é imperdível!
O show noturno começa às 19 horas, e dura aproximadamente 2 horas, mas vale muito a pena ficar para assistir.
Por tudo que o parque oferece é que eu recomendo a sua visita ao Xcaret. Aproveite a sua viagem para Cancún e não deixe de conhecer esse lugar incrível!
38 comentários
Que lugar lindo. Pelo tamanho, acho que ideal seria conhecer em 2 dias ara aproveitar com mais calma, nesse caso existe passes para dois dias?
Não vi passe para 2 dias, até acho que seria interessante. O que percebi que os Mexicanos visitam bastante o parque e eles frequentam constantemente. Quando voltar quero ir novamente nesse parque. Também tem vários do grupo, que valem a pena. Obrigada por ler o blog! Bjus
Que postagem legal. Muito completa! Gostei bastante das fotos, parabéns.
Ow muito obrigada! Faço com muito carinho na tentativa de poder ajudar no planejamento. Muito obrigada por ler!
Nunca tinha lido nada sobre esse parque. Parece ter atividades para todos os gostos, estar bastante cuidado e a parte cultural parece bem interessante também. Quanto pagou pela entrada mais transporte? A foto das velas na igreja da Guadalupe ficou maravilhosa.
Até eu ir a Cancún não sabia muito sobre ele e me surpreendi positivamente com tudo. Tudo muito organizado e limpo. Lindo de ver! O pacote xcaret plus ficou em torno de 120 dolares ja com o transporte.
Que post completo! Você iria dois dias pra lá ou acha que se dedicar um dia está bom? Anotei as dicas aqui! 🙂 Beijos
Como lá tem diversas opções de parque, acho que um dia é suficiente. Fui também no Xel-há e é muito bom também. Obrigada por ler o blog!
Muito demais, Carol! Fui há tanto tempo que já esta mais do que na hora de voltar! Amei as fotos e o vídeo! Que delícia de lugar, hein?! Beijão.
Caramba, nunca imaginei que Cancún tivesse tanta opção de passeio. Vale a pena voltar e explorar mais da região. Eu amei esse pedacinho do México e pretendo voltar em breve. obrigada pelo seu comentário! bjuss
artigo completíssimo sobre o lugar, esse é um dos lugares que quero ir quando for a Cancún, é um pouco diferente do México real, mas tenho muita vontade de conhecer!
Muito obrigada! verdade, Cancún é a parte turística do México. Tenho vontade de conhecer mais sobre a cultura mexicana, amei a simpatia do povo.
Que artigo maravilhoso! Simples, direto e completo. Muito obrigada pela ajuda. Facilita muito viajar assim , agora poderemos aproveitar mais o parque quando formos. Show!
Você não sabe como fico feliz em receber um comentário assim. Faço tudo com muito amor sempre e com o intuito de ajudar quem está planejando. Muito obrigada por ler e comentar! Se tiver dúvidas só perguntar. Bjus, Carol.
Estou simplesmente encantada com seu artigo! Viajo para Cancún em maio e já li bastante sobre o assunto, mas nunca com algo tão direto e esclarecedor como o seu! Minhas dúvidas foram sanadas e meu roteiro no parque será praticamente o mesmo pois temos os mesmos gostos pelo jeito. Estava super em dúvida sobre o traje que usar no parque e agora estou mais tranquila. Acho que só vou fazer diferente e ir nas cavernas que dão na aldeia Maya e assistir o show lá. Virei sua leitora! Obrigada!
Muito muito obrigada por esse carinho. Faço com tanto amor e espero assim poder transmitir através das minhas palavras. Você não sabe como um comentário feito seu incentiva o nosso trabalho. Espero que você aproveite muito a sua viagem e continue acompanhando as dicas do blog. Bjus, Carol.
Muito bom essa riqueza de detalhes. Eu irei agora em setembro. Mas me tira uma dúvida, lá é só dólares ou é possível usar a moeda local?
Pode usar a moeda local ou dólares.
Olá!! Top a leitura!! Irei pela primeira vez em dezembro com minha mãe. Gostaria de algumas dicas, pois essa viagem será especialmente para minha mamãe. Ela ama viajar, porém está um pouco debilitada devido uma prótese que colocou na bacia. Logo, não consegue andar muito, mas adoooooora uma água, passear… rs. Mar tranquilo é com ela mesmo!! Desde já agradeço.
Olá, Diane! Muito obrigada por ler o blog. Nos parques do grupo Xcaret o acesso é mais tranquilo, porém na ruínas de Tulum o acesso é ruim. Em Isla Mujeres é tranquilo tb no Parque Garrafón, dá pra vc adaptar bem a sua viagem e aproveitar bastante junto com a sua Mãe. Pra o conforto de vocês procure fechar com uma agência que tenha vans e levem vcs aos passeios. Se precisar de mais alguma informação é só perguntar! Um grande beijo.
Olá Carol,
Estou em dúvida sobre os horários do show no fim do dia. Li alguns blogs que falam que começa às 18 hrs.
Como funciona, tem mais de 01 sessão (o mesmo show ocorre 02 vezes na mesma noite)? Qual a duração do show?
Vou agora no início de Dezembro (Outono lá).
Oi, Andressa! Eu vi no site que o horário varia de acordo com a temporada. No momento ele acontece às 19 horas e apenas 1 vez por noite. Quando vc estiver mais perto de ir verifica o horário no site do Xcaret ou na agência que vc fechar o passeio. Muito obrigada por ler e enviar sua pergunta. Grande Beijo, Carol.
Gratidão, Carol.
Estou indo a Cancun, na próxima semana, ganhei essa viagem da empresa que trabalho, e também, o passeio ao xcaret. Suas dicas serão valiosas!
Você não sabe o quanto eu fico feliz em ajudar. Viajar é uma das melhores coisas da vida. Aproveite bem muito esse presente e se quiser marcar as suas fotos com #idasevindasblog será um grande prazer ver e repostar nos stories. Bjus e Boa Viagem!
Amei seu depoimento vou seguir essas dicas muito show
Muito obrigada pelo carinho e por ler o blog. Espero que te ajude e que sua viagem seja inesquecível. Bjus Carol
Adorei o post! Ajudou bastante!!
Mas estou na dúvida se vou para o Xcaret de carro alugado ou se fecho o passeio com o transporte… No seu pacote tinha horário fixo de saída? Que horas o ônibus saiu do parque?
Quando vc compra o ingresso já pode incluir o transporte. O transporte é do grupo XCARET e ele te pega cedinho e sai quando fecha o parque. Ele levou a gente bem na hora da abertura e trouxe depois do show noturno. Valeu a pena demais, bem organizado o esquema. Também da pra vc ir de carro. Obrigada por ler o blog!
Adorei as dicas….vou para Cancún fim de ano com esposo e filha de 9 anos e como são muitas opções de passeios estou no UNI DU NI TE…entre Xcaret e Xelha vc indicaria qual parque?
Obrigada, Leticia! Eu sem dúvidas escolheria o Xcaret. Acho o parque mais completo de todos, tem varias atividades pra fazer e ainda tem um show muito legal no encerramento. Vale a pena! Depois me conta como foi. Obrigada por ler o blog. 🙏😘
Excelentes dicas, usei todas!
Ow Julia 🥰, muito obrigada! Espero que você tenha curtido muito a sua viagem. Cancún é um destino fantástico. Já to com saudades desse paraíso. Bjuss
Valeu pelas dicas⭐️ Mto legal ! Beijos
Eu que agradeço o seu comentário. Espero ter te ajudado com a sua viagem. Cancún é um destino inesquecível e o parque Xcaret é imperdível. Obrigada por ler o blog! bjus
Que relato! Meus parabéns!
Vou em julho nas férias escolares do meu filho. Vc pegou hotel all inclusive? Estou vendo pra ficar em cozumel, tem uns hoteIs la all inclusive por mais em conta q em cancun em si. Ate com parque aquatico .. meu filho tem 5 anos! Obg
Olá, Patrícia! muito obrigada por seu comentário. Eu fiquei em um hotel que tinha a opção de contratar o all inclusive em alguns dias, mas acabei não pegando. No meu caso a maioria dos passeios era all inclusive e como passava o dia todo fora não compensava para mim gastar com esse tipo de serviço. Em Cozumel existem ótimos hotéis, a cidade é fofa e tem um centrinho bem animado, mas se for pensar nos passeios a se fazer o ideal seria ficar em Playa Del Carmen. A maioria dos passeios são em Tulum ou na Riviera Maya, então Playa Del Carmen ficaria mais próximo. Agora depende muito da sua proposta de viagem. Espero ter ajudado e muito obrigada por ler o blog.
Olá Carol, realmente você deu um guia completo que vou seguir a risca, maravilhoso, parabéns!! Pois estou indo em setembro. por favor me tire uma dúvida. o passeio com golfinhos eu consigo fazer no mesmo dia ou devo escolher outra data? estou vendo no site deles e dá pra comprar dois pacotes, O PLUS que você recomenda e o passeio com golfinhos
Fico tão feliz em receber um comentário desse ❤️. Você consegue fazer sim agendando direto no parque Xcaret. Eu fiz no Dolphin Discovery em Isla Mujeres. Espero que vc aproveite muito a sua viagem e para qualquer dúvida é so mandar. Segue tb o instagram do blog, que estou sempre postando novidades. Obrigada por ler o blog 🥰🙏