O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um daqueles lugares inesquecíveis do Brasil, de longe foi a beleza natural mais rústica e praticamente intocada que já pude conhecer. Os Lençóis Maranhenses têm milhares de dunas e lagoas em tons que variam entre o azul e o verde, mas algumas lagoas se destacam na paisagem e ganharam nomes especiais. As lagoas mais visitadas e famosas são: a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.
Tanto a Lagoa Azul como a Lagoa Bonita se tornaram, A Lagoa Azul se destaca por sua extensão, volume de água e sua cor absurdamente azul. A Lagoa Azul faz parte do roteiro do Circuito Lagoa Azul, um dos passeios imperdíveis que tem para fazer durante a sua viagem. No Circuito Lagoa Azul além da Lagoa Azul visitamos outras tão belas quanto. Esse roteiro é um dos mais populares por ser o circuito mais próximo da cidade de Barreirinhas dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Veja também o post sobre COMO CHEGAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES!
♥O CIRCUITO LAGOA AZUL
Todos os passeios nos Lençóis Maranheses são feitos em um carro 4×4 adaptado e chamado carinhosamente de jardineira, uma espécie de pau-de-arara só quem bem mais confortável.
As agências locais realizam regularmente esse tipo de passeio e te pegam direto no local em que você estiver hospedado. Eu estava hospedada na Pousada D’areia, que fica numa das melhores localizações de Barreirinhas, na Rua da Ladeira bem em frente a duna de entrada da cidade.
O passeio para o Circuito Lagoa Azul tem dois horários de saída, um pela manhã e outro à tarde. O passeio tem duração média de 4 horas e por isso recomendo escolher o período da tarde. O passeio encerra logo após o pôr-dos-sol e é um dos momentos mais especiais ver o sol partindo num cenário tão fantástico.
Eu escolhi esse passeio como o primeiro da viagem e no período da tarde, pois ver os famosos Lençóis era o que eu mais queria. Recomendo fazer esse passeio como um dos primeiros, por ser mais perto da cidade de Barreirinhas você já tem uma noção inicial de como serão os outros mais distantes.
•PRIMEIRA PARADA – COMPRAS NO MERCADO
A primeira parada do passeio é no mercado local, onde o guia sugere que a gente leve água e alguns lanchinhos, pois não vende nada oficialmente dentro do parque. Li alguns relatos que existem vendedores ambulantes no local na alta temporada, como fui em Agosto (2018) não vi absolutamente ninguém vendendo nada.
O ideal é levar a sua água, uma bolsa leve e fechada para andar nas dunas, ir de traje de banho (não tem onde trocar), chinelos de borracha, chapéu, óculos e passar bastante protetor solar. Na jardineira que fizemos o passeio havia um cooler para pôr as bebidas, mas vale lembrar que é proibida a entrada de bebidas alcoólicas dentro do parque. Os preços no mercado são super em conta, então vale a pena demais ir abastecido para curtir o passeio.
•SEGUNDA PARADA – TRAVESSIA DE BALSA
O passeio segue para a travessia do porto do banho, onde tem uma balsa que atravessa ao Rio Preguiças. A grande maioria dos passeios da região passam por essa balsa obrigatoriamente. Todos são obrigados a descer da jardineira e subir na balsa. A travessia é feita ao mesmo tempo com os veículos e com as pessoas. A travessia e é super tranquila, dura poucos minutos e o valor por pessoa já está incluso no passeio.
Depois da travessia, o passeio segue pelas areias fofas e pelos alagados até chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. São 45 min a 1 hora de muito balançado na jardineira, por esse motivo não recomendo esse destino para quem é idoso, para crianças pequenas, para pessoas que tenham dificuldade de locomoção ou com problemas de coluna.
•CONHECENDO AS LAGOAS
Ao chegar nas dunas a Jardineira fica estacionada bem no início e restante do passeio é feito à pé. Não é permitido que os carros subam nas dunas dentro da área do parque. O nosso guia recomenda irmos descalços, pois a areia por incrível que pareça é fria e fininha. Usar chinelos acaba atrapalhando a caminhada e o atrito da areia e com as tiras de borracha podem causar bolhas nos seus pés.
Seguimos caminhando rumo a primeira lagoa do circuito, chamada Lagoa da Preguiça e o visual é de “cair o queixo”. Não sei se consigo descrever, mas irei tentar. A nossa primeira visão é que parece que estamos num deserto de dunas, onde não conseguimos ver o fim, só que entre as dunas vamos descobrindo lagoas com águas cristalinas em tons de verde e azul. A água é tão limpinha e com poucos sedimentos, que é possível ver o fundo do alto da duna. Para compor o cenário, o sol empresta seu brilho prateado para a lagoa e o vento desenha as dunas. Impressionante a beleza desse lugar e de uma paz sem dimensão.
Na Lagoa da Preguiça a gente não resiste e se joga para nadar. A água é uma delícia e morninha. Passamos alí alguns minutos contemplando a beleza do lugar e mergulhando na lagoa. O passeio segue rumo a segunda lagoa do circuito Lagoa Azul, a Lagoa da Esmeralda.
A Lagoa da Esmeralda tem um tom mais esverdeado e estava mais rasinha nessa época. Lembrando sempre que o volume de água vai variar de acordo com a época em que você visita os Lençóis e dessa forma o guia pode alterar as lagoas a serem visitadas no circuito. Apenas admiramos a Lagoa da Esmeralda e seguimos para conhecer as outras.
A terceira Lagoa é a Lagoa da Paz, que na ocasião foi a que achei mais bonita. Surreal o tom de azul da água e o seu desenho entre as dunas. Perfeição da natureza! Nessa Lagoa passamos alguns minutos e foi difícil sair dela, de todos os ângulos vemos uma beleza sem fim desse lugar.
A Quarta Lagoa é a Lagoa Azul. A maior em extensão e com um tom de azul lindo. Nessa lagoa passamos um bom tempo nadando e admirando. Nada do que eu escreva irá conseguir demonstrar a grandiosidade desse lugar. A Lagoa Azul é realmente muito bonita e vale mesmo a pena fazer um esforcinho de caminhar pelas dunas até chegar nela.
Não achei ruim a caminhada nas dunas não, com uma ressalva que no final do passeio a gente contorna a Lagoa Azul quase que completamente e sobe uma duna bem alta para chegarmos ao ponto final do passeio. Algumas pessoas subiram com a ajuda dos 4 apoios (duas mãos e os dois pés), kkkkk, eu fui de boa mas a areia afunda bastante.
- Lagoa Azul
- Lagoa Azul e a Lua
- A primeira vista dos Lençois
Ao final da caminhada pelas dunas sentamos no alto de uma delas e esperamos o espetáculo final. O pôr-do-sol nos Lençóis é algo fantástico, um momento emocionante da viagem. Quando ele se vai uma salva de palmas do grupo inteiro em agradecimento pelo dia sela com perfeição o passeio.
Na volta são mais 45 min a 1 hora de balançado na jardineira e ainda tem a parada para a travessia de balsa pelo Rio Preguiças novamente. No final do dia um grande número de jardineiras aguardam em fila para a travessia e é a hora que as tapioqueiras abrem suas barracas para vender aos turistas. Eu claro que aproveitei a oportunidade para provar a tapioca e digo logo que é uma delícia e ainda por cima barata (R$ 2,50). Um cafezinho nessa hora cai muito bem!
Em algumas lojinhas você encontrará artesanatos feitos com a palha de buriti. O buriti é um tipo de palmeira muito abundante na região, onde quase tudo da árvore é aproveitada. A sua palha cobre as casas e serve de matéria-prima para confecção de bolsas, chapéus…
•AGÊNCIA QUE REALIZA O PASSEIO
A agência que acompanhou o blog durante toda a viagem foi a Paradise Ecoturismo. O Emannuel abraçou o Projeto Maravilhas Nordestinas idealizado por mim e por minha amiga Viviane Oliveira, grande colaboradora desse blog.
Todos os passeios foram feitos em parceria, porém todas as opiniões e experiências relatadas foram escritas de forma imparcial e representam as minhas reais impressões.
•QUANTO CUSTA O PASSEIO DO CIRCUITO LAGOA AZUL
O passeio custa em média R$ 80 por pessoa (Agosto 2018) e eu recomendo que você feche todos os passeios com as agências locais. Na sua chegada em Barreirinhas vá até a rua principal e busque uma agência credenciada para realizar os seus passeios. Negocie sempre e veja a estrutura da empresa que irá fechar.
♥VEJA COMO FOI O PASSEIO DO CIRCUITO LAGOA AZUL!
♥SONHE, PLANEJE E VIAJE COM O IDAS E VINDAS!RESERVANDO ATRAVÉS DOS PARCEIROS DO BLOG, VOCÊ APROVEITA OS DESCONTOS E AINDA AJUDA A MANTER O BLOG SEM CUSTO ADICIONAL POR ISSO.CADA PARCEIRO FOI SELECIONADO, TESTADO E APROVADO DURANTE AS VIAGENS E POR ISSO INDICAMOS COM A MAIOR RESPONSABILIDADE.HOTÉIS/POUSADAS/HOSTEL: FAÇA A SUA RESERVA DE PELO BOOKINGSEGURO DE VIAGEM: APROVEITE O CUPOM DE 5% – IDASEVINDAS5 NA SEGUROS PROMOALUGUEL DE CARRO: RENTCARSCHIP DE VIAGEM NA EASYSIM 4YOUINGRESSOS SEM FILAS NA TICKETBAR |
---|
8 comentários
Olá, você acha que esse passeio é tranquilo pra idoso fazer?
Olá Vitória! Esse passeio é bem pesadinho para idosos, mas tudo depende do vigor físico de cada um. O acesso é feito de 4×4 e balança bastante para quem vai de jardineira e também tem uma boa caminhada na areia fofa. Dai só analisando mesmo a situação da pessoa idosa que vai com vc. Espero ter te ajudado e muito obrigada por ler o blog.
Carol, gostaria de informações a respeito da agência Paradise, estou programando minha viagem para julho. Eles foram pontuais? Você recomenda a empresa?
Obrigada!
Olá, Bárbara! A empresa era ótima, mas infelizmente ela encerrou suas atividades. Na rua principal de Barreirinhas você encontra com facilidade agências que realizam esse passeio, dai vc pode fechar no local. Muito obrigada por ler!
Que pena… Obrigada!
Seu blog é ótimo, parabéns!
Obrigada você por acompanhar o blog! Espero que te ajude. Bjuss
Amei, obrigada pelas dicas ♡
Obrigada por ler nosso post! ❤️